Para os profissionais de marketing, os preparativos para 2020 começaram antes mesmo de 2019 acabar. Novas estratégias, definição de metas, elaboração de planos de marketing, criação de calendários editoriais… É muita coisa que precisa ser feita.

Mas não basta repetir o que foi feito no ano que passou. Afinal, muita coisa muda em 12 meses: novas tecnologias são descobertas, plataformas saem de moda, outras caem no gosto do público e o comportamento do consumidor se transforma.

Por isso, conhecer as tendências de marketing é muito importante para garantir que sua empresa será capaz de acompanhar as mudanças e se adaptar às transformações do mercado. Somente assim ela será capaz de se destacar e estar um passo à frente dos concorrentes.

Pensando nisso, reunimos neste artigo as 7 maiores tendências de marketing para 2020 para você conhecer e aplicar em seu negócio. Continue a leitura e confira.

1. Mais investimentos em Inteligência Artificial (IA)

A inteligência artificial (IA) deixou de ser apenas um tema de ficção científica e tomou conta do nosso dia a dia.

Um exemplo é a popularização dos chatbots, atendentes virtuais que substituem pessoas no atendimento a usuários. Com eles, uma empresa consegue responder dúvidas sobre produtos, informar o status de entrega de uma mercadoria ou acessar alguns serviços.

E os usos da inteligência artificial no marketing não se resumem aos atendentes virtuais. Serviços de reconhecimento de voz estão cada vez mais refinados, graças ao crescimento das buscas por voz e de assistentes pessoais, como a Amazon Alexa e o Google Smart Home.

A tendência é que os investimentos nesse tipo de tecnologia continuem aumentando ainda mais em 2020. A IA possui um grande potencial para aprimorar a experiência do usuário, motivo mais do que suficiente para que muitas empresas incluam a inteligência artificial em sua rotina.

2. Uso de chats privados no atendimento ao cliente

Por muito tempo, os únicos canais de contato entre uma empresa e os consumidores eram o e-mail e o telefone. Mas as redes sociais transformaram esse cenário.

Além de serem úteis para atrair a atenção da audiência, esses canais também servem como canais de atendimento. Serviços como Facebook, Twitter e Instagram contam com uma função de mensagens diretas, as famosas “DMs”.

Não demorou muito para que muitas marcas começassem a usar esses chats privados para entrar em contato com o público. Além de mais práticos, eles conferem uma aparência de intimidade ao atendimento, algo importante para estreitar a relação das marcas com a audiência.

E para este ano, uma das grandes tendências de marketing digital é o uso de aplicativos de mensagem, como WhatsApp e Telegram, para o contato com usuários.

O WhatsApp, por exemplo, já vem sendo utilizado há algum tempo para vendas, principalmente depois que a plataforma lançou sua versão corporativa, o WhatsApp Bussiness.

Entretanto, é possível ir além e usar esses aplicativos para compartilhar promoções e novidades com a criação de listas de transmissão.

Futuramente, será possível até mesmo concluir uma compra por meio desses aplicativos. Desde 2018, o WhatsApp conta com um sistema de pagamento via app na Índia, função que, em breve, deve ser lançada em outros países, como o Brasil

3. Maior personalização da experiência

Outra grande promessa para o mundo do marketing, e que já vem sendo experimentada com sucesso por diversas empresas, é a personalização da experiência do usuário.

Oferecer conteúdos e serviços adaptados aos interesses de cada usuário não é mais um mero diferencial, mas uma necessidade. Basta olhar o feed de qualquer rede social. Todos eles reúnem recomendações baseadas no perfil e nos hábitos de navegação de cada usuário.

Além de agradar ao usuário, isso aumenta o engajamento com o conteúdo. Afinal, são grandes as chances de uma pessoa interagir com um conteúdo pelo qual ela se interessa.

Para você ter uma ideia, uma pesquisa realizada pela Accenture Interactive revelou que 91% dos consumidores preferem comprar de marcas que trazem ofertas e recomendações alinhadas aos seus interesses.

Portanto, se você quer conquistar mais clientes em 2020, precisa oferecer experiências mais personalizadas.

Se você tem uma estratégia de e-mail marketing, por exemplo, pode enviar ofertas e newsletters segmentadas de acordo com o perfil e os interesses de cada usuário.

4. Aumento da demanda por conteúdos em áudio

Outra grande tendência de marketing digital para 2020 é a produção de conteúdos em áudio.

Isso acontece porque os usuários estão em busca de experiências mais rápidas e ágeis e querem consumir conteúdos relevantes em qualquer lugar.

Existem diversas maneiras de oferecer conteúdos em áudio para seu público, como incluir um player em blog posts.

Assim, em vez de ler o texto, o visitante pode apertar o play e escutar uma versão falada do conteúdo enquanto realiza outras atividades.

Mas, sem dúvidas, o tipo de conteúdo que melhor explora as vantagens do áudio é o podcast.